Você já se perguntou se existe período certo no ano para cuidar da sua saúde? Se você tem essa dúvida, saiba que os cuidados com o seu bem-estar devem ser feitos durante o ano todo.
Neste mês, chamamos a sua atenção para os cuidados com a saúde em prol da prevenção de doenças. Para saber mais, continue lendo o nosso texto.
Por que cuidar da saúde?
O cuidado é caracterizado pela atenção, responsabilidade e zelo conosco, com as pessoas e coisas que estão à nossa volta. Essa dedicação se estende também à atenção especial à saúde. Quando adotamos medidas preventivas, como realizar exames, é possível diagnosticar doenças em seus estágios iniciais, redução dos custos com tratamentos médicos, melhora a qualidade de vida e aumenta a longevidade.
Como prevenir doenças?
Os cuidados com o corpo e mente em conjunto com hábitos saudáveis contribuem para a nossa saúde. Alguns cuidados com a saúde podem ser:
Proteção contra alergias sazonais
As alergias são causadas por uma reação do sistema imunológico ao contato com um alérgeno, como o pólen ou poeira, e não são contagiosas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e os sintomas mais comuns são:
- coceira ao redor do nariz, boca e olhos;
- olhos vermelhos e lacrimejando;
- nariz escorrendo;
- espirros;
- tosse.
Para se prevenir contra as alergias, as recomendações estão em torno da adoção de hábitos, como a limpeza das superfícies, troca frequente da roupa de cama e manter o ambiente arejado.
Cuidados com a pele
Nos dias frios, a umidade do ar e as temperaturas baixam e podem prejudicar a pele do rosto e do corpo, e reduzindo a transpiração corporal. Os banhos quentes também provocam a remoção de oleosidade natural da pele e do manto hidrolipídico, que mantém a umidade.
Para reverter esse caso, é importante beber água, evitar banhos quentes e demorados, usar protetor solar diariamente (mesmo nos dias nublados, ainda há radiação solar) e passar hidratante na pele.
Tratamento de hepatite
O 28 de julho é o Dia Mundial de Combate à Hepatite, que é qualquer inflamação no fígado, causado por infecções pelos vírus tipo A, B, C e o abuso de álcool e outras substâncias tóxicas, como os remédios.
Hepatite A
É transmitida por água e alimentos contaminados e pode causar febre, olhos e pele amarelados, mal-estar e desconforto abdominal. As formas de prevenção são a vacina contra o vírus e o tratamento adequado da água.
Hepatite B e C
Os vírus dessas duas doenças são transmitidos por meio do contato com sangue contaminado de material cirúrgico contaminado e não-descartável e transfusões sanguíneas. O vírus da hepatite B, também, pode ser passado pelo contato sexual desprotegido.
As formas de prevenção contra a hepatite B são o controle de banco de sangue, vacinação, uso de equipamentos de proteção individual e proteção nas relações sexuais. Contra a hepatite C, os cuidados estão ligados à triagem dos bancos de sangue e dos doadores de sangue, e tratamento das pessoas infectadas.
A prevenção da saúde desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar e na redução do impacto de doenças. Ao adotar medidas preventivas, como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, realizar exames médicos periódicos e tomar vacinas, podemos identificar precocemente possíveis problemas de saúde, intervir a tempo e evitar complicações futuras. Consulte seu médico e se ele pedir algum exame, agende conosco pelo (43) 3315-0500 ou pelo WhatsApp.