Frango ao Vinagre - Benno Heritt

Ingredientes

1 frango inteiro cortado em 8 pedaços 

200mL de vinagre de vinho tinto

400mL de vinho branco seco

200mL de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de extrato de tomate

2 cebolas medias picadas grosseiramente

1 cenoura

1 folha de louro

2 dentes de alho picados

1 colher de estragão

1 colher (sopa) de extrato de tomate

500mL de caldo de frango

Sal e pimenta para temperar a carne

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de óleo para fritar a carne

 

Modo de preparo:

Cortar o frango em pedaços e separar o dorso e pescoço. Em uma panela media colocar o dorso e pescoço para cozinhar com 1 cebola picada grosseiramente 1/2 cenoura e 1 folha de louro com água suficiente para obter 500 ml de caldo de frango.

Em uma panela ou frigideira larga e alta colocar a manteiga e o óleo para aquecer, temperar os pedaços de frango com sal e pimenta do reino.

Fritar os pedaços de frango até que fiquem levemente dourados. Reservar. Na mesma panela, adicionar a cebola e o alho picados e fritar até amolecer e mudarem de cor. Puxar para um dos lados da panela ou frigideira a cebola/alho e fritar o fígado do frango (se comprar um frango inteiro, sempre acompanha) levemente, até mudar de cor.  Reservar.                       

Adicionar à cebola/alho frito, uma colher de extrato de tomate e misturar bem e deixar fritar por 1 minuto. Adicionar 200 ml de vinagre de vinho tinto e misturar bem, assim que tiver reduzido e engrossado, deve demorar em torno de 3 a 4 minutos, adicionar o vinho branco seco.

Assim que começar a cozinhar de novo, após 3 a 4 minutos, tempo suficiente para evaporar o álcool, adicionar o caldo de frango que você preparou no início do processo, em seguida, adicionar as ervas.  Assim que começar a ferver, colocar os pedaços de frango previamente fritos neste caldo em ebulição.

O tempo de cocção deve variar de 20 a 30 minutos.

Quando verificar que os pedaços estão cozidos, retirar da panela e reservar, o molho que ficou deve ser reduzido para concentrar o sabor, 10 minutos sob fogo forte.testar o teor de sal e ajustar. Neste molho, adicionar metade do creme de leite e deixar reduzir. Experimentar e verificar a acidez, adicionar o restante do creme de leite e cozinhar por mais 2 ou 3 minutos, o fígado previamente frito, deve ser esmagado com um garfo, para se transformar em uma pasta, em seguida, adicionado ao molho.

Misturar bem e cozinhar por um minuto. 

Em seguida, colocar os pedaços de frango para aquecer, não cozinhar no molho. Está pronto o prato para ser servido.

Receita realizada em 24/08/2019